quarta-feira, novembro 01, 2006

Mas brincamos?

Hoje ouvi algo que me deixou um pouco transtornado. A minha tia materna, senhora desempregada dos seus 43 anos ( já só me faltam 20...) e com um jovem petiz de 5 a caminho dos 6 falava com o meu avõ sobre a possibilidade (ou melhor, a certeza, já que ele lhe faz as vontades todas) de oferecer um telemóvel ao meu primo pelo seu 6º aniversário.
"Não, não pode ser, estou a fazer confusão!" - pensei para mim mesmo.
"Deve ser um telemóvel daqueles de brincar, só pode mesmo".

Não era. Às tantas a conversa (o monólogo) já se prolongava em incertezas que com toda a certeza implicavam já a compra do instrumento telecomunicacional: "não sei que marca lhe hei-de comprar!"- ouvia-se lá dentro na sala. "Então e a rede? A rede tem de ser Vodafone, p´ra ficar mais barato quando ele me quiser telefonar!"

Ora vejamos: contrariamente ao que por vezes dou a entender, e ao que provavelmente dei também a entender até este momento a quem está a ler e não me conhece, eu adoro a minha tia, apesar de todas as nossas ENORMES divergências e disparidades ao nível de comportamentos e formas de estar na vida. É uma cabeça no ar, extremamente egoísta, preguiçosa até mais não (aí vê-se que somos familia, admito), e tem um feitio muito difícil, mas é a minha tia, aturou-me birras, comprou-me "chiclates" quando era puto, e ainda hoje rimos imenso quando as coisas estão calmas, até porque temos humores muito parecidos.
Mas agora, esta ideia de comprar um telemóvel a um puto de 6 anos... a sério, não me entra na cabeça. Estamos todos a ficar maluquinhos? Ou será que ela só quer é ter mais uma forma de sacar outros 25 euros todos os meses ao meu avõ, para poder falar a dobrar com as amigas?
Sim, porque não me parece que vá ser o Pedrinho a gastá-los. As únicas pessoas com quem ele se dá são os colegas, que vê todos os dias na escola, e a familia com quem fala ao telemóvel da mãe TODO O SANTO DIA. O pai esse -, que vive sozinho,- nem quer saber dele, e se por algum lampejo de divina graça lhe apetecer telefonar um dia, não será certamente porque o filho de repente tem um telemóvel. Tem o número da mãe e não é por isso que lhe liga.
E pronto, depois vem a pérola: "ÓH PAI, MAS ELE PRECISA DE UM TELEMÓVEL!"
Bem vistas as coisas, eu é que preciso de mudar de planeta, que isto para estes lados anda muito esquisito.

Mais: depois admirem-se quando a lingua portuguesa começar a mudar para "k"´s, "x"´s e "h"´s com "ituh" ´s e "inhu"´s em tudo o que seja "palavra", quando até crianças que ainda nem a primária começaram já têm telemóveis.

Homem da Faina Out

4 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro Homem da Faina, tens toda a razão, mete juizo na cabeça da tua tia ou aproveita e rouba o telemovel ao Pedrinho quando ficares sem saldo ;)

tope disse...

ondé q isto vai parar...? eu tenho um puto de 7 anos em casa, e ele n teria qq tipo de uso pra um telemóvel. se tivesse 8 tb n. sinceramente... axo q 1 telemóvel antes dos putos terem idade pra andarem sozinhos na rua é totalmente inútil. e n digo estarem à porta de casa a jogar à bola, digo mm apanharem o autocarro pra irem pra escola ou irem ter cus amigos a algum lado, caso em q não têm nenhum adulto conhecido por perto e precisarem de alguma coisa. eu devo ter recebido o meu primeiro telemóvel com 15 anos... e n teria grande uso pra ele antes disso. n morri por n o ter antes disso. no entanto a minha mae, professora primária, dá aulas à segunda classe e tem q xatear os putos dela pra desligarem os telemóveis dentro da sala. haja paciência pró consumismo... dpois o tuga é pobre e n tem dinheiro pra nada. se gastasse menos dinheiro em merdas, continuaria a ser pobre e sem ter dinheiro pra nada, mas ao menos sempre aliviava um pouco o cinto, já bastante apertado. livros pros putos? n! telemóvel é q é. pq os colegas tb têm, e eles sentem-se mal pq n têm. o meu irmãozinho q comece c conversas dessas cá em casa q eu digo-lhe.

Anónimo disse...

gosto do k escreves Homem da Faina

....*....

Homem da faina disse...

muito obrigado. pelo elogio e pelo poema. ;)