domingo, julho 09, 2006

Oh Zinedine...

Que desilusão. Estava a torcer pela Itália, mas não queria mesmo nada que o Zidane acabasse a carreira daquela forma. Só vem provar que até os melhores têm destas coisas. Bem, Itália campeã do mundo. :)

Homem da Faina Out

22 comentários:

Ricardo disse...

Uns pés de ouro e um cérebro ligado ao intestino grosso, não deixa de ser lamentável... Por muito virtuoso que possa ser, este cavalheiro nunca terá o meu respeito...

Homem da faina disse...

bem, não iria tão longe...
mas de facto foi uma tristeza.

gente rude disse...

Não há desculpa para uma agressão mas alguma coisa o Materazzi disse. Segundo um jornal inglês foi qualquer coisa como terrorista.
De qualquer maneira Zidane ganhou a Bola de Ouro, ou seja, foi considerado o melhor jogador do Mundial, batendo por poucos pontos o Cannavaro.
Se não fosse pela expulsão, teria sido a despedida quase ideal.

gente rude disse...

Outra explicação possivel:

http://abolaremoto.abola.pt/img/cartoon/bcseg.gif

Huguitos disse...

Com ou sem cabeçada Zidane é Zidane. Considerem-se honrados por terem assistido à carreira deste senhor, o mais incrivel jogador de futebol que tive o prazer de ver jogar. Pelo que posso discernir da personalidade de Zizou ao longo de toda a sua carreira violento é coisa que ele nunca foi, o palhaço do "Tabuarazzi" deve ter-lhe dito alguma coisa para merecer aquela reacção. Só posso sentir pena pelo facto de o ùltimo jogo do mestre ter acabado assim e pelo facto de Itália ter saído campeã deste mundial. O futebol está duplamente de luto...

Ricardo disse...

Eu quando disse aquilo não me estava a referir apenas ao incidente de ontem, até porque o Materazzi não é propriamente flôr que se cheire... Mas quem acompanhou minimamente a carreira do Zidane, sabe que o que aconteceu ontem não foi uma situação pontual, mas sim o corolário de uma carreira marcada por grandes paradoxos. Se é verdade que organiza frequentemente jogos de caridade para a UNICEF, não é menos verdade que conta com um desonroso historial de agressões, reacções lamentáveis quando é substituido, desrespeito para com adeptos e treinadores, etc... Já agora a propósito do Cannavaro, considero que o levantar da taça foi uma consagração mais que merecida para um jogador que: enche o campo, nunca desite de uma jogada, varre tudo o que há para varrer com enorme classe e inteligência, com 1,75m salta mais alto que jogadores com mais de 1,90m. No fundo é o protótipo de um excelente profissional de futebol.

Homem da faina disse...

Concordo com a apreciação feita ao Cannavaro, e acho que é facto assente que já merecia levantar uma taça do mundo. Não concordo porém com a tua ideia do Zizou. Está certo que teve alguns paradoxos (bela palavra) ao longo da sua carreira, e que nada desculpabiliza o acto. Não me parece no entanto que seja pessoa tão repleta de desrespeitos múltiplos e agressões a colegas como afirmas Rick. Temos vários outros exemplos de jogadores, que, não tendo metade (um décimo!) do seu virtuosismo, têm o dobro ou o triplo do mau feitio.

Já agora Hugo, não sendo a Itália, e tendo em consideração que Portugal não o seria, França ou Alemanha?

gente rude disse...

Sim, já no mundial de 98 ele foi expulso contra a Arábia Saudita devido a uma entrada "a matar". A verdade é que qualquer comportamento anti-desportivo dele foi ofuscado pela qualidade do seu jogo. É dificil criticar um jogador que foi um dos melhores de todos os tempos.
Se tivesse sido ao contrário já tinha "caido o carmo e a trindade" mas, de certo modo, O Zidane acaba por pagar pelo erro que cometeu.

gente rude disse...

Quanto ao Cannavaro, não há duvida de que se alguém merece a taça é ele. O melhor defesa que vi actuar a par do Maldini, mas com esse handicap da altura. Ser defesa impediu-o, como a tantos outros, de ganhar os prémios mais importantes mas encontra agora o prémio de consolação (e que consolação!).

Huguitos disse...

ah e tal e o cannavaro é que é limpinho... é um grande central sem dúvida mas é javardolas como todos os centrais. E nunca acrescentou nada à própria posição de central, é um grande central na linha de tantos outros italianos iguais ou melhores (Baresi lembram-se?). Zidane, epá Zidane não há palavras, vi aquele homem fazer cenas que nunca imaginei que fosse possivel fazer com uma bola de futebol. Campeão seria a França em dia de Zidane. Ou Alemanha que jogou muito. Agora Itália pá... que tristeza

Huguitos disse...

E mais além disso Zizou provou que não há cá representações. Se me dissessem que eu era filho de uma puta terrorista podem crer que me estaria bem a cagar para o àrbitro e para a televisão. Ainda o pisava todo e cuspia-lhe na cara. Um tábuas daqueles...
Ah e by the way, não se iludam, futebol é um desporto violento e there is no such a thing como um jogador "correcto". Todos chamam nomes uns aos outros, batem uns nos outros, e "trocam galhardetes", desde os campeonatos regionais (uiui então aí é batalha campal mesmo) até aos maiores palcos mundiais.

Homem da faina disse...

todos terão o seu quinhão de actos incorrectos hugo, mas não me parece que todos resvalem para a violência. Continuo a achar que por mais impressionante e magnífico que ele tenha sido ao longo da sua carreira, nada justifica aquele acto do Zizou, nem mesmo se o tabuarrazzi lhe mandou uma mega barda. Esperava e dava-lhe lá fora. simples e eficaz, e evitava uma expulsão no último jogo profissional da sua vida.

Huguitos disse...

Curto, simples e directo, ali no meio de toda a gente. Mai nada! Eu tinha feito o mesmo

tope disse...

vou passar a levar capacete pros nossos jogos da bola...

Ricardo disse...

Por essa ordem de ideias cada vez que o Simão vai a Alvalade tem de agredir à cabeçada cerca de 40 mil adeptos, porque aquilo é de fdp para cima... As pessoas reagem de formas diferentes às situações, e eu não tenho legitimidade para julgar quem quer que seja, mas tenho a minha opinião e há determinadas atitudes com as quais não posso concordar, seja o Zidane a praticá-las ou o Zé da esquina... Não está em causa a qualidade técnica do Zidane, porém um jogador não "compra" a sua dignidade com aquilo que faz com a bola, quando a tem nos pés...
Acho que não é totalmente desprovida de sentido a comparação com o Rui Costa. São jogadores da mesma geração (curiosamente até têm a mesma idade), e o Rui Costa para além de ser um excelente jogador, é correctíssimo dentro e fora do relvado. Para mim o Rui Costa ao lado do Zidane é um deus, essencialmente por tudo aquilo que representa.
Quanto ao Cannavaro, considero que o papel de um defesa central não é acrescentar nada. A função não é construir jogo, portanto não há muito espaço para a criatividade. De resto acho que não é preciso ir muito longe, basta compará-lo com o seu colega de selecção, Marco Materazzi, e julgo que está tudo dito...

Ps: Quero esclarecer que não estou em guerra aberta com ninguém, por não concordar não quer dizer que não respeite quem tem uma opinião divergente.

Inês disse...

Se eu conseguisse perceber metade do que vocês disseram, até poderia considerar esta "conversa" interessante. Por isso, vou por argumentos. hum.... Eu gosto é do Nuno Gomes?! lol

Homem da faina disse...

tope, eu vou passar a levar sombrero.. ah, espera. já levo. lol

Homem da faina disse...

Fli, já somos dois! Nuno 4ever e não sei quê!! ehehehe

Huguitos disse...

Ok parece-me um bom exemplo o mano Rui Costa, um jogador correcto e tal... Nunca terá sido talvez registado pela televisão um comportamento menos adequado e não sei quê da parte do nosso Rui o que, o que não quer dizer nada de especial, porque dentro das 4 linhas acontece muita coisa que o observador normal não vê, acreditem que eu sei, entre outras razões porque tenho um irmão que já jogou contra todos esses ilustres do nosso futebol. Não falo de cabeçadas porque isso é uma situação muito muito extrema mas é impossivel que nunca tenha havido uma ou outra atitude reprovavel. De resto é assim também na vida, toda a gente se passa uma ou outra vez, uns mais vezes do que outros. De todas as formas apenas quero dizer que não considero a atitude de Zidane assim tão grave, pelo menos não tão grave como a de Materazzi. E mais até domingo tinha a ideia de que Zidane era um jogador muito controlado facto que sempre me levou a admirá-lo acrescidamente. Não reclama com os arbitros, pelo menos não mais do que qualquer outro jogador, até o mano Rui eheheheh, e não recordo nenhum gesto de anti-desportivismo da parte dele. Ok acabou de dar uma cabeçada a um bacano em frente a todo o mundo mas, epa continuo a dizer que considero muito mais anti-desportivo o javardo do Materazzi. Isto perante a situação particular do insulto, não estou a falar da carreira do Javarderazzi porque ai penso que não surge discussão, o homem é um porco. É a minha maneira de ver a coisa. Respondeu de forma exagerada e descontrolada (Zizou) a um insulto mas não foi dele que partiu a cena. Não é um anjo nem foi um gajo correcto mas eu entendo-o e como já disse antes teria feito o mesmo. Não me considero por isso anti-desportivo. Meus caros amigos sei que não sou um gajo particularmente controlado mas se há coisa que me tira mesmo do sério são comentários racistas. Ainda por cima vindos de alguém que não tem capacidade nenhuma para se afirmar de outra forma, que apenas tenta ferir por ser frustradito. Bem, voltando à cena meu caro mano Rick concordo quando dizes que Rui Costa é um senhor, é grande e na minha opinião não é valorizado como devia, pelo menos aqui em Portugal porque se forem a Florença... Ainda assim na minha opinião não é um dos deuses do Olimpo futebolistico. Como considero ser Zidane. Ou Maradona. Também o baixinho argentino teve momentos de passanço da carola em campo (tenho várias cassetes que empresto a quem quiser ehehehe) já para não falar fora do campo. O facto de serem grandes tanto um como outro (zizou e dieguito) não justifica os seus actos menos correctos. Mas a meu ver nem estes os tornam menos grandes. É esta para mim a diferença entre Zidane e Rui Costa. O Rui é grande mas não se põe no mesmo saco do Maradona. O Zidane é para mim o melhor desde Maradona.
E por acaso achas que o Deco na melhor da sua forma chegava aos calcanhares deste Zidane com 34 anos? O Rui foi suplente com 32 (euro...) a meu ver justamente. Apesar de ser "Il Maestro". Este ano vai partir tudo o gajo! SLB!
Prosseguindo em relação ao Cannavaro não tenho nada a dizer, é um bom jogador, que eu considero ser o 2º melhor central do mundo a seguir ao Luisão eheheheh. Agora a sério o gajo é muito bom mas na minha opinião não ganhava o prémio de melhor jogador. Nem de perto nem de longe. Quanto ao fair-play confesso que não segui muito os jogos da selecção italiana mas já vi esse menino fazer umas bonitas fora da selecção...
Não existe aqui qualquer tipo de conflito nesta nossa troca de comments mano Rick, estamos apenas a manifestar opiniões divergentes. Claro que amanhã vai haver cabeçadas no campo mas isso já é outra história ehehehehe:)
Não meu puto mas olha pensa por exemplo no beckenbauer: era central. Não achas que o gajo acrescentou qualquer coisa à posição tradicional de central? E o Paulo Sousa por exemplo, não achas que acrescentou qualquer coisa à tipica posição de medio-trinco? Esses são os fodidos cumprem aquilo que a posição manda e acrescentam algo in plus. Não que o Cannavaro não seja fodido, porque é, simplesmente não o considero fora de série.
Bem termino este longo post com a noticia que ouvi hoje de manhã no rádio quando vinha para o curso: a Itália pode perder o titulo de campeã mundial caso seja apurado que Materazzi fez comentários racistas. Acho que a FIFA diz que em o facto de existirem comentários racistas por parte de um jogador determina a perda de 3 pontos da respectiva equipa e outras penalizações para o jogador. Bem duvido que vá longe esta história mas...

Huguitos disse...

Tchiii entusiasmei-me eheheheh

Ricardo disse...

Não sei de que índole foram os comentários do Materazzi (espero que se venha a saber) mas acredito que tenham sido de um nível indescritível. Contudo aqui a questão não é comparar o Zidane com Materazzi... Comparar o Zidane com o Materazzi é como comparar a Charlize Theron com um bocado de vómito da Odete Santos... Na minha opinião o Materazzi já devia ter sido banido do futebol, fechado numa jaula e transportado para o Jardim Zoológico para ser colocado ao lado da jaula do Jorge Costa.
Mas Huguitos acredita que se fizessem um "worst of" do Zidane ías perceber o que eu estou a dizer...
Em relação ao Cannavaro, de facto não se pode dizer que tenha acrescentado grande coisa à posição de central. Julgo que o grande contributo do Cannavaro foi aliar a inteligência e o posicionamento a uma notável capacidade/disponibilidade física, mantendo sempre elevados níveis de regularidade. O Cannavaro não é propriamente um santo, mas a ideia que tenho dele é a de um jogador que, ao longo da carreira, se colocou sempre à margem de grandes polémicas. Em duas palavras: discreto e eficiente.
Quanto ao Rui Costa, falo apenas daquilo que tenho possibilidade de observar, mas sinceramente acredito que ele é daqueles jogadores que não "descalça" os seus princípios à porta do estádio. Uma das imagens mais marcantes que tenho dele remete para um jogo que fui ver à Luz para a Taça das Taças(salvo erro) entre o Benfica e a Fiorentina, em que ele na segunda parte é substituido e o Estádio da Luz levanta-se em peso para o aplaudir. Considero que o Rui Costa por onde passa deixa saudades entre colegas e adeptos, e recolhe uma simpatia praticamente unânime, partilhada inclusivamente pelos adversários. Na minha opinião este carisma deve-se não só à qualidade do jogador mas também à sua personalidade.
Vêmo-nos no jogo da bola, para ajustar-mos contas de forma salutar e amigável, como é apanágio dos caixotes e samurais!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.